Parauapebas município conhecido por estar no meio do maior complexo mineral do planeta, a Serra de Carajás. Rico por natureza, em 2015, o PIB do município chegou a 11,2 bilhões de reais, ficando apenas atrás do PIB de Belém a capital do estado.

Nos últimos anos a cidade tem vivido
a execução de um de seus maiores projetos, o Prosap, que veio para acabar com as
enchentes comuns desde a sua fundação em 1988. O atual prefeito que esta no seu
quarto mandato, esta executando o projeto que pode levar a cidade a outro patamar
no que se diz, meios de circulação e pontos turísticos na cidade, vias e avenidas de acesso estão
sendo criadas facilitando e acompanhando o ritmo do crescimento populacional, e quanto mais pessoas, mais veículos, e mesmo as rodovias que cruzam a cidade não conseguem facilitar o fluxo no horário de pico, isso sem contar a quantidade de veículos pesados que transitam na cidade devido a atividade mineral, como
se sabe a há duas rodovias que se cruzam próximo a entrada da cidade, as PA-160 e PA-275, a rodovia PA-160 é a principal ligação com a cidade de
Canaã dos Carajás localizado a 65km. Já a rodovia PA-275 é a principal rodovia
utilizada pelos parauapebenses pois esta rodovia é que vai dar acesso a BR-155, ligando Parauapebas ao restante das cidades paraenses.
Justo neste ponto foi onde houve uma das maiores obras do atual prefeito, a demolição e construção do cruzamento das PA’S, o que era um viaduto passou a ser um cruzamento com semáforos, diminuído a poluição visual, e abrindo a visão na antiga entrada da cidade, que hoje parece ser o centro. Ao contrario do que era especulado, o fluxo de veículos no local ficou muito bom, mesmo que algumas pessoas ainda digam que o viaduto seria melhor, porem ele hoje é só um "fantasma".
A cidade de Parauapebas tem todos as
possibilidades de se tonar em poucos anos, uma metrópole comercial no sudeste do
Pará, esperando somente de obras como essas do executivo da cidade.
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